5 de ago. de 2008

NTSC, PAL e PAL-M.

Todos os colecionadores de Atari 2600, em algum ponto, acabam se deparando com versões NTSC e PAL dos jogos que tanto gostam. E as dúvida não tardam em surgir: por que no Brasil, onde o sistema padrão é o PAL-M, somente os cartuchos NTSC rodam perfeitamente? Os cartuchos PAL são incompatíveis? Por que tem de existir versões NTSC e PAL do mesmo jogo?

Seguem algumas explicações que, mesmo rudimentares tecnicamente, podem dar uma boa idéia a quem tiver essas dúvidas.

Compatibilidade física e eletrônica dos cartuchos

Você conseguirá espetar cartuchos PAL em sistemas NTSC e vice-versa sem nenhum problema e isso não irá causar nenhum dano ao aparelho, ao cartucho ou à TV. Mas a imagem não vai ser aquela que você gostaria... explico, adiante.

Formatos de TV

Os formatos nada mais são do que a codificação do sinal que o aparelho de TV espera receber. Essa codificação é, obviamente, analógica. Ou seja, seu console de Atari emite um sinal analógico para sua TV em um formato específico. Há ainda que considerar que existem TVs multi-formato, sendo que algumas até reconhecem qual o padrão do sinal que estão recebendo.

As TVs mostram um quadro estático por vez, desenhada ponto-a-ponto. No entanto, esse processo é repetido tantas vezes e tão rapidamente que o olho humano é enganado e pensa ver uma imagem em movimento. E, entre cada tela estática, há uma tela apagada.

Os formatos que mais nos interessam são os seguintes:

NTSC, o padrão norte-americano. São mostradas, neste formato, 525 linhas ponto-a-ponto e 30 quadros completos por segundo. Cada quadro é exibido e, em seguida, apagado totalmente, o que resulta numa freqüência de 60 Hz. Carrega, no sinal, uma configuração (paleta) específica de cores dos pontinhos mostrados.

PAL, o padrão europeu. São mostradas, neste formato, 625 linhas ponto-a-ponto e 25 quadros completos por segundo. Cada quadro é exibido e, em seguida, apagado totalmente, o que resulta numa freqüência de 50 Hz. Carrega, no sinal, uma configuração (paleta) específica de cores dos pontinhos mostrados.

PAL-M, o padrão brasileiro. Uma mistura dos padrões acima! Utiliza o número de linhas, framerate e freqüência do sistema NTSC, porém com a paleta de cores do PAL. Uma confusão que só poderia ter nascido no país em que nasceu...

E o que o Atari tem a ver com tudo isso?

Seu bonito console de Atari 2600 tem como uma das funções principais gerar um sinal analógico de vídeo para sua TV. Dessa forma, ele precisa gerar um sinal compatível com ela. Ou seja, se você tem um console americano, sua TV tem que aceitar NTSC. Se você tem um europeu, a TV tem que aceitar PAL. E se tiver aquele belíssimo Polyvox, ou aquele indefectível CCE, a TV tem que aceitar PAL-M!

Então por que, raios, existem cartuchos NTSC e PAL?

A programação de um jogo de Atari, umas das coisas mais complexas e ininteligíveis --aos meros mortais-- criadas pela humanidade tem de levar em conta o momento em que a tela após ser desenhada é apagada (causando a sensação de animação, lembrou?). No formato NTSC isso ocorre 60 vezes por segundo, já no PAL, 50 vezes por segundo. Essa diferença de tempos, implica em diferenças na programação do jogo, daí duas versões do mesmo jogo.

Mas, peraí, não deveria haver jogos PAL-M então?

Acontece que a freqüência do sistema PAL-M é igual ao do sistema NTSC. Não havendo diferença de tempos, não há necessidade de uma nova programação.

Não me convenceu! A paleta de cores do PAL-M não é diferente do NTSC?

Na programação do seu joguinho NTSC predileto de Atari, entre várias outras coisas, existem informações digitais das cores (paletas). No entanto, quem converte essa informação digital em analógica (para mandar para a televisão) é o seu bonito console. Se o console é NTSC, vai converter para a paleta padrão NTSC. Se for PAL-M, converterá para PAL-M, olha que maravilha!

Assim sendo, cante conosco o mantra fundamental desse rolo todo: "Não existem jogos PAL-M. Apenas existem consoles e TVs PAL-M!"

Guia rápido de compatibilidade

Console NTSC + Cartucho NTSC + TV NTSC = felicidade
Console PAL + Cartucho PAL + TV PAL = júbilo
Console PAL-M + Cartucho NTSC + TV PAL-M = êxtase

Guia rápido de incompatibilildade (revisado 1 vez, thanks to southern guitar guy, e ainda acho que é pouco)

Console NTSC + Cartucho NTSC + TV PAL = tela rolando e jogo em branco-e-preto.
Console NTSC + Cartucho PAL + TV PAL = tela rolando e jogo em branco-e-preto.
Console NTSC + Cartucho PAL + TV NTSC = jogo lento* e cores diferentes (paleta incorreta)
Console PAL + Cartucho PAL + TV NTSC = tela rolando e jogo em branco-e-preto.
Console PAL + Cartucho NTSC + TV NTSC = tela rolando e jogo em branco-e-preto.
Console PAL + Cartucho NTSC + TV PAL = tela rolando.

* cerca de 16% mais lento que o normal.

Guia rápido "Quem-é-Quem"

Console NTSC: Ataris 2600 americanos (Heavy, Light Sixer, 4 chaves "madeira", Anaki... ops!, Darth Vader, os Sears, Junior, Sears VAII) os clones Coleco, além do 2800 japonês.
Console PAL-M: Ataris Polyvox de todos os sabores e clones nacionais como CCE, Dactar, Dynacom, Dismac, etc., etc. e um longo etc.
Console PAL: Ataris europeus, alguns clones árabes e quetais.

TV PAL-M: Aquela sua bonita Telefunken, Sharp ou Mitsubishi (com Zoom!) de 20 ou 30 anos de idade.
TV NTSC: Não conheço nenhuma TV moderna que não use os formatos NTSC e PAL-M.
TV PAL: Trocadilho com o excecpcionalmente excelente game-show da TVS/SBT da década de 80, o TV Pow!. A não ser que seu tio alemão ou italiano tenha te trazido um aparelho de TV de lá...

Cartucho NTSC: Cartuchos americanos e brasileiros (a maioria) seja Polyvox ou clones!
Cartucho PAL: Cartuchos europeus, australianos e quetais.

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