- 14 Anos. Esta foi a duração oficial do Atari 2600 nos Estados Unidos desde o lançamento do Atari VCS, o famoso Heavy Sixer em 1977 até 1990, último ano de produção de cartuchos para o sistema.
- 250 dólares. Foi o investimento de Nolan Bushnell para fundar a Atari Inc. em 1972.
- 28 milhões de dólares. Foi o preço pago pela Warner pela aquisição da Atari, em 1976, junto ao fundador, Nolan Bushnell. Ele, sozinho, embolsou US$ 15M.
- 9 jogos foram lançados para o Atari 2600 em 1977, ano de seu lançamento. Combat, Air-Sea Battle, Star Ship, Indy 500, Street Racer, Video Olympics, Surround, Blackjack e Basic Math.
- Mais de 400 jogos únicos foram lançados comercialmente nos Estados Unidos durante a vida oficial do 2600. Ainda hoje são lançados jogos, os famosos homebrews, criados por programadores entusiastas do 2600.
- 415 milhões de dólares. Foi o lucro bruto da Atari em 1978. Em 1984, ano do crash, a empresa reportou um prejuízo de US$ 536M.
- 128 bytes de RAM. Sim, eu disse 128 bytes de RAM, não Kilobytes muito menos Megabytes, era o que dispunha o 2600 para os programadores se "virarem"! É claro que foram criados vários artíficios para suplantar essa limitação.
- 5 milhões de cartuchos não vendidos do jogo E.T. The Extra-Terrestrial presumivelmente foram enterrados pela Atari em uma área desconhecida do deserto do Novo México - EUA, fato que constitui a maior lenda urbana que orbita em torno da Atari.
- 6507 é o processador de 8 bits utilizado pelo Atari 2600. Trata-se de uma versão com menos (poucos) recursos do processador de 8 bits mais famoso da Motorola, o 6502.
- 44 jogos foram lançados pela Activision, a pioneira e maior empresa third-party do 2600. Comprou briga e ganhou da Atari, nos tribunais americanos, o direito de produzir jogos para o 2600.
- Mais de 30 empresas produziram, ou tentaram produzir jogos para o Atari 2600. A grande maioria delas foi varrida pelo crash de 1984.
- 3.000 dólares. É o preço que pode alcançar, em leilão, o cartucho mais raro lançado comercialmente para o 2600 nos EUA: Air Raid.
- 4 Kbytes de ROM. Esse é o limite de ROM endereçável diretamente para jogos do 2600. Técnicas de bankswitching permitiram expandir esse limite para até 64 Kbytes.
- 114.000 pontos. É escore máximo possível em Pitfall. Desde que você use as passagens subterrâneas.
- 10 cents. Foi o valor que o programador Tod Frye ganhou para cada cartucho de Pac-Man vendido, jogo convertido dos arcades por ele. Foram vendidas quase 10 milhões de cópias do jogo, o que fez de Frye um milionário.
- 5 semanas. Foi o prazo dado ao programador Howard Scott Warshaw para criar, do zero, o jogo E.T. The Extra-Terrestrial. Normalmente, os projetos de jogos tinham prazo de 20 a 25 semanas.
18 de jun. de 2008
Atari 2600 em números
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2 comentários:
Grande Hugo, vida longa a este espaço, que é de fato necessário. Já tá favoritado e, tenho certeza, contribuirá sobremaneira para os meus 20 minutos de enrolação antes de começar o trabalho na agência! :D A
Parabéns pela iniciativa! Gostei muito dos números. Um grande abraço!
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